terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Igreja São José celebra centenário de Cônego Higino



Comemoramos no dia 23/12/2012 o centenário do nascimento do Cônego José Higino de Freitas, dois dias antes da comemoração do nascimento do Filho de Deus. Na Belém de Éfrata, uma cidade pequena, torna-se a maior de todas, pois Deus olhou para ela e dela fez surgir o Seu Filho, Jesus Cristo. Barra Longa não é Belém de Éfrata, nem tem a mesma grandeza, porém Deus olhou para a cidade de Monlevade, quando fez de Barra Longa nascer o “José Higino de Freitas”, homem simples, humilde e que, dentro da sua fragilidade humana, soube corresponder à missão que Deus lhe concedeu. Entregou sua vida ao pastoreio do rebanho que lhe foi confiado e ao incentivo da educação na história de nossa cidade.

Privilegiado na inteligência, rigoroso na conduta, batalhou na busca da identidade cristã, humana e da cidadania do nosso povo. Abriu uma escola ginasial de onde se tornou diretor e professor; formou um corpo forte de catequistas; fazia suas pregações objetivas, educativas e inteligentes; buscou resgatar as histórias  bíblicas através de festividades, procissões, quando reunia gente de toda a região. Foi o organizador e incentivador de diversas irmandades como: Congregação Mariana, as Filhas de Maria, damas do Coração de Jesus e Irmãos do Santíssimo.

Nesta região resplandeceu a sua personalidade quando chega a esse local como sacerdote, que aos poucos vai se destacando em seus trabalhos. O padre que, mais tarde, torna-se o “Cônego Higino”, foi respeitado por todos e conhecido como “Padre Higino”. Celebrava todos os dias a Santa Missa. Era grande venerador de Maria, prestava-lhe honra em todas as suas festas com deslumbrantes coroações, cobria a gruta de luzes e anjos, onde celebrava com um grande número de fiéis a Santa Missa.

São José, padroeiro desta Igreja, que ele muito amou, tinha um lugar especial na sua vida sacerdotal: “Monlevade adorada e de São José querida!” Suas comemorações apresentavam a exuberância da deslumbrante arquitetura da Igreja São José, e a Igreja tornava-se pequena para tanta gente.

Cumprida sua missão, deixou suam marca impressa na história da religiosidade e da constituição da cidade de João Monlevade. A cidade aos poucos se construía ao redor da usina e a Igreja de São José Operário,  vai tornando-se símbolo e sinal de vida nessa cidade pelo trabalho realizado por esse “pequeno grande homem de Deus”, que ajudou a construir a identidade cristã e humana do povo dessa região.
Hoje, agradecemos a Deus pela vida do “Padre Higino”, que foi sinal do olhar de Deus, em seu tempo, para as necessidades dessa cidade e para a Igreja de São José. Deus seja louvado por todo trabalho realizado pelo Cônego Higino.

















































Nenhum comentário:

Postar um comentário