domingo, 8 de abril de 2012

Bênção do Fogo Novo acontece na Igreja Nossa Senhora de Fátima

        A passagem da morte para a vida é a reflexão fundamental do Sábado Santo, quando acontece a vigília mais importante do ano litúrgico: A Vigília Pascal. Segundo o Evangelho de São Lucas (12, 35-36), na Vigília Pascal os fiéis devem "assemelhar-se aos criados, que, com as lâmpadas acesas nas mãos, esperam o retorno do seu Senhor".
      Na Vigília Pascal temos a oportunidade de renovar nosso batismo. Por isso, a celebração tem uma rica simbologia batismal, que começa com o rito do fogo novo, e segue com a procissão das velas, o círio pascal, o precônio pascal, a bênção da água e a fonte batismal.
      O fogo novo reconhece a dignidade da criação que o Senhor resgata. O fogo é abençoado em silêncio, depois, toma parte do carvão e colocado no turíbulo, se incensa o fogo três vezes. Nas leituras bíblicas da vigília se tem um resumo de toda a história bíblica desde a criação, passando pelo êxodo e a Páscoa do Egito, até culminar na ressurreição de Jesus.
      Como toda a celebração, a Vigília Pascal tem duas partes centrais: A Palavra e o Sacramento. Na primeira, a celebração tem leituras numerosas, são nove, ao invés de duas ou três.  O Sacramento é celebrado antes da Eucaristia e depois do caminho quaresmal e do catecumenato.









































Nenhum comentário:

Postar um comentário