quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Setembro é mês da Bíblia

Quanto mais conhecemos a Palavra de Deus, mais, por ela, somos moldados. Ela está sempre ao alcance da mão e do coração de quem segue a Deus. E por moção do Espírito Santo, vai transformando o coração das pessoas e moldando-lhes a vida. 
As famílias, os grupos e as comunidades, que leem a Bíblia, de fato progridem na vivência do Evangelho, em unidade com a vontade de Deus e na comunhão fraterna. A Palavra meditada impulsiona as pessoas a superar os erros, a superar o pecado, causando certa plenitude espiritual com uma aura de paz e de alegria. Fortalece a pessoa tornando-a capaz de passar imune pelas tentações e dificuldades da vida.
O mês de Setembro é o mês da Bíblia. Ele foi escolhido pela Igreja porque o dia 30 deste mês é o dia de São Jerônimo (ele nasceu em 340 e faleceu em 420 dC). Ele foi, além de um  grande biblísta,  tradutor da Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim.
“Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça” (2Tm 3, 16). Ela revela o projeto de Deus para o homem, ela nos revela o rosto de Deus, ela é a história de Deus com o seu povo. 
A Bíblia tem longa história. Começa com  nossos primeiros pais da fé (Abraão e Sara, Isaac e Rebeca, Jacó, Lia e Raquel) passando por Moisés, pelos Profetas, até a vinda do Messias, que é Jesus Cristo, e, por fim, a morte do último dos Doze Apóstolos, quando foi escrito o seu último livro. Muitas são as pessoas que, iluminados por Deus, nela deixaram seus feitos.
Passaram-se os anos e a Palavra de Deus continua viva e eficaz para nos ensinar a viver a sua vontade e nos fortalecer no caminho. Todos nós devemos ler, estudar, refletir e conhecer a Palavra de Deus. Ela deve ser nosso alimento diário, sustento para nossa caminhada, deve se tornar o pão nosso de cada dia.   
Para que a tenhamos como sustento para nossa vida é necessário conhecê-la e para conhecê-la é necessário um estudo e meditação diário. 

Pe. Ricardo Caricati

Nenhum comentário:

Postar um comentário