quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Leitura orante da Palavra de Deus

Lectio divina, ou  Leitura Orante, é uma prática e método de oração, reflexão e contemplação praticado pelos fiéis Católicos desde os tempos antigos, particularmente nos mosteiros beneditinos. Consiste na prática de oração e leitura das Escrituras e tem o intuito, segundo a Igreja Católica, de promover a comunhão com Deus e aumentar o conhecimento da Palavra de Deus.
Há quatro degraus para uma leitura da Palavra de Deus.: 1º Lectio  Leitura; 2º Meditatio  Meditação, 3º Oratio  Oração e 4º Contemplatio  Contemplação.
Na Lectio/Leitura, toma-se o Texto Sagrado, A Sagrada Escritura de preferência, e faz-se a leitura lenta e cuidadosa com o objetivo de 'escutar' o que Deus fala ao leitor. Pode-se repeti-la quantas vezes forem necessárias, até que se sinta 'tocado', pelo Senhor.
Na Meditatio/Meditação, rumina-se a Palavra, busca-se perceber o que Deus fala àquele(a) que lê. Não é mais uma leitura, mas uma 'escuta' da Palavra. "Fala, Senhor, teu servo escuta!"
Na Oratio/Oração, responde-se a Deus que antes falou. De acordo com o contexto, com a história pessoal de cada um naquele momento, deixa-se o coração derramar-se diante do Senhor. Se antes se escutou, agora se responde a Deus. Pode ser uma súplica, ação de graças, petição, o que o coração mandar, enfim. É um diálogo com Deus e uma relação entre dois seres que se amam. A alma e Deus!
Na Contemplatio/Contemplação, já não há mais necessidade de palavras. O orante/leitor tomou contato com o texto escrito, ou até diante de um fato da vida; leu, ou melhor, 'escutou' a Voz que fala em seu coração. Responde a essa Palavra, escrita. E no último estágio, na Contemplação, cala-se, adora, entrega-se numa adoração muda e silenciosa. A Oração centrante é uma modalidade de oração contemplativa que se enquadra nesse quarto estágio da Lectio Divina.
A Lectio Divina, como escreveu São Bento, a exemplo de Santo Ambrósio, Santo Agostinho e outros Padres é "considerada por toda a tradição" - "como um dos meios mais adequados e necessários para a busca da vida de santidade e o caminho para a perfeição". Constitui uma parte essencial do processo de conversão para aquele que quer seguir os passos do Senhor. É um caminho seguro para buscar a Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário