segunda-feira, 17 de outubro de 2011

63 ANOS DE HISTÓRIA DA PARÓQUIA SÃO JOSÉ

No dia 25 de Setembro de 1948, a comunidade cristã monlevadense inaugurava a Matriz de São José Operário, projetada pelo arquiteto Yaro Burin, no estilo “V Disfarçado” por solicitação da Companhia Siderúrgica Belgo Mineira (CSBM). “V Disfarçado” é uma alusão à Vitória, saudando o fim da Guerra (1942/1945), cujo slogan era inspirado na causa de Cristo, destacando o imensurável valor cultural do templo. O programa da festa lembra que o arquiteto Yaro Burin deixou perpetuado o “V Disfarçado” de Vereda, Verdade e Vida. É um templo diferente, onde o verde da floresta e o clima da arquitetura favorecem a espiritualidade e o encontro íntimo com “Deus”.
No início da década de 40 principia a construção da Igreja em Monlevade, que aconteceu em tempo recorde de 1942 a 1946, a Belgo Mineira providenciou a compra de todos os equipamentos, sinos, imagens e móveis para a Igreja. O então Arcebispo de Mariana Dom Helvécio Gomes, apresentou três sugestões para Padroeiro da Igreja: Santo Elói, Santa Bárbara e São José. A escolha coube ao Cônego José Higino de Freitas: “SÃO JOSÉ”, para representar os pais de famílias monlevadenses que em sua grande maioria eram metalúrgicos. 
No dia 19 de Março de 1946, aconteceu a primeira Festa de São José de Monlevade, que posteriormente seria tradicional na cidade, sendo até mesmo comemorada juntamente com o Dia do Trabalhador. No mesmo ano, também, celebrou-se solenemente a primeira Missa, mas, em 1948, com decisão de Dom Helvécio de designar a realização do 1º Congresso Eucarístico Regional na Igreja de São José de Monlevade devido ao seu grande sucesso, o Arcebispo declarou a elevação da Igreja à Paróquia de São José de Monlevade, desvinculada da Paróquia de São Miguel de Rio Piracicaba, que mais tarde passaria a ser nomeada de Paróquia de São José Operário.
A Igreja São José Operário é a primeira Igreja de João Monlevade, dela saíram grandes líderes religiosos e comunitários que hoje são espalhados por todo país. Sua história também é marcada por tradicionais festas religiosas que mobilizam os cidadãos da cidade e de cidades vizinhas, como a vinda das Missões, Semana Santa, Corpus Christi e a Festa do Padroeiro.
Além da grande permanência do saudoso Cônego José Higino de Freitas, também trabalharam na Paróquia os Padres: Almir Aquino, Antônio Henriques de Albuquerque, José Maria Drehmans, Hildebrando de Freitas, Rafael Dant, Geraldo Peeter, Elder Luiz, Padre Miranda, Padre Gustavo, Pe Marcos, Pe Paulo, Pe José Marcelino e Pe Mauro Bastos. No começo o Padre Almir de Aquino foi o Capelão da Igreja e, em 04 de Novembro de 1945, chega a Monlevade o Padre José Higino de Freitas, que mais tarde teria grande estima e influência na comunidade, permanecendo na Paróquia até julho de 1975. O Cônego José Higino de Freitas é a imagem maior que podemos sentir durante toda existência da Paróquia. Ele foi figura ímpar na história religiosa deste município, pioneiro da fé e do ensino artífice de tão maravilhoso trabalho. Coube a ele, a organização e método, dotou a Paróquia de sólida organização.
Sem dúvida, a paróquia de São José Operário ocupa uma página importante com letras maiúsculas na história desta nossa Monlevade, história cultural e religiosa, cujos valores são incomensuráveis para todos nós monlevadenses, que de fato amamos esta terra querida.
No ano de 2000 o  Bispo Dom Lélis Lara designou a Igreja de São José Operário com templo de peregrinação oficial durante o ano Santo. Tempo para meditar, usufruindo inclusive das indulgências plenárias concedidas pelo Papa e para completar a nossa imensa alegria, nada mais justo do que tê-la como “símbolo de monlevade”. Em abril de 2011 Pe Francisco Guerra tornou-se o administrador da Paróquia, sendo auxiliado pelo diácono Ricardo Caricati. No dia 15 de junho, Pe Ricardo Caricati foi nomeado como administrador da Paróquia e sendo apresentado no dia 17 de julho como administrador paroquial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário