sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Catequista, uma vocação

Celebraremos no último domingo do  mês de agosto a vocação de nossos queridos catequistas. São eles que transmitem e aprofundam a fé aos nossos catecúmenos.  Por sua ação a Igreja é viva, é ativa e espalha a palavra de Deus. Eles são evangelizadores, são missionários, que levam as pessoas a um encontro com Cristo, aprofundando-lhes a vida cristã com todas as consequências do crer. A Etimologia do termo “catequista” nos remete a idéia de “instrução”, pois a palavra vem do grego, que significa “fazer soar nos ouvidos”, “ensinar”.
Assim era no início das comunidades cristãs: a pregação verbal. O método relembra as escolas rabínicas, onde os catequizandos aprendiam pela memorização do que ouviam na exposição verbal dos mestres. Repetiam-se as palavras, até mesmo frase por frase, expressão por expressão. A tradição verbal e o testemunho fazem parte de nossa maneira de “passar a fé”.
O querigma e partilhar a exposição inicial e completa do mistério cristão, a salvação em Jesus Cristo, levando as pessoas até a maturidade católica são os fundamentos da missão do catequista.
Já nos diz o documento de Puebla (cf. n. 351): “catequizar é comunicar Jesus Cristo no Espírito Santo para poder transformar o homem por dentro, de modo que a Palavra tenha eficácia histórica, na sociedade e no cosmos”. 
A catequese não pode ser simplesmente uma aula sobre Deus (daí a diferença do Ensino Religioso nas escolas) e sim a passagem da fé ao outro, que aceita caminhar regido por Jesus Cristo. De outra forma é apenas conhecimento de uma religião, no máximo. Catequisar não é simplesmente ensinar, muito embora tenha no seu bojo o sentido da educação e da formação, mas é o anúncio e aprofundamento da fé.
Contribuir para o conhecimento da pessoa de Jesus é algo que vai além de uma simples transmissão de conhecimentos: é trazer a salvação redentora de Jesus para aquela pessoa. A Catequese é uma atividade necessária para um conhecimento mais profundo da pessoa e da mensagem salvadora de Jesus Cristo.
Assim, o ministério do catequista não deve estar circunscrito apenas na iniciação das crianças, pois a sua missão é muito mais ampla: deve abranger todas as etapas da vida das pessoas que precisam continuar no processo de encontro com Jesus.
Por isto, hoje, além da Iniciação Cristã, tão fundamental na caminhada catequética da Igreja, podemos também falar na catequese ao matrimônio, aos jovens e adolescentes, na crisma, e na catequese dos adultos. 
Nesse dia, com toda a Igreja rendemos muitas graças a Deus pelos catequistas. Somos agradecidos pelo empenho de tantos homens e mulheres a quem são confiados a transmissão e aprofundamento das consequências do Evangelho.
A catequese é sempre um dom de Deus! Que Deus abençoe todos que disseram sim a este chamado pela sua dedicação e empenho na caminhada de fé de nossos catequizandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário