quarta-feira, 29 de junho de 2011

Histórico da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (em construção)

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima está situada no bairro Vila Tanque, em João Monlevade. Foi instituída em 06/06/1966, tendo nascido junto com a Diocese que foi criada em junho de 1965.
Antes da sua criação as missas eram celebradas no “palanque”, onde hoje se ergue o majestoso CENTEC – Centro Tecnológico Dr. Joseph Hein. A comunidade era assistida pelo Cônego José Higino de Freitas, de saudosa memória.
A Paróquia foi instalada em 1966, desmembrando-se da Paróquia de São José Operário e compondo-se de três comunidades: Vila Tanque, a mais densamente povoada, Areia Preta e Baú.
Da criação da Paróquia até hoje houve 10 párocos: Pe. Carlos Pimenta de Figueiredo, Pe. Helvécio Bontempo, Pe. José Olegário, Pe. Hildebrando de Freitas, Frei Paulo Pedro Serôdio Garcia, Pe. Efraim Solano Rocha, Pe. Elder Luiz Silva, Pe. José Miranda, Pe. Gustavo Guerra Lage, Dom Mário Teixeira Gurgel, Pe Paulo Neves, e atualmente Pe Ricardo José Perdigão Caricati.
Nestes 46 anos de Paróquia muito se tem feito, como a construção da Igreja e condições para seu funcionamento, a mudança do altar mor que estava mal localizado, a construção da capela do Santíssimo Sacramento, a construção do forro, excelente serviço de som, janelas, melhoria na iluminação, a colocação de bancos para melhor acomodação dos fiéis. Quem conheceu a Igreja em 1966 e a conhece hoje nota a diferença ! Em 1966, mal acabada, sem bancos, sem forro, a Igreja não era ambiente próprio para um templo. Hoje inverteu-se o quadro, forrada, pintura nova, bem iluminada, com ventiladores, etc. Tudo isto graças ao zelo de seu párocos e a administração e trabalho de uma equipe de leigos atuando nas diversas áreas.
Destaque também a construção do Seminário São José em 1985, no sistema de mutirão, como toda a Paróquia.
A vida espiritual consta das Missas, bençãos, momento de oração, grupos de oração, Semana Santa, mês de maio, Festas do Sagrado Coração de Jesus e da Padroeira.
Tecendo um rápido comentário sobre os diversos párocos que passaram por esta paróquia, podemos afirmar que todos foram muito dedicados e alguns muito dinâmicos. Os três primeiros tiveram uma rápida passagem. Frei Paulo exerceu o seu vicariato com muita dedicação: pintou a Igreja, terminou a Casa Paroquial. Pe. Hildebrando foi três vezes vigário. Faleceu em 07/04/86. Na falta do Pe. Hildebrando, assumiu a Paróquia Dom Mário, quando diante da Igreja inteiramente lotada, Pe. Elder Luiz Silva tomou posse. Jovem, cheio de entusiasmo e alegria de servir, dirigiu a Paróquia durante sete anos, até 1991 quando foi transferido para Ipatinga, sucedendo-lhe o Pe. José Miranda que dirigiu a Paróquia até o ano de 2000, quando Pe. Gustavo Guerra Lage, sem cerimônia da posse, assumiu a Paróquia, dirigindo-a com muita dedicação. Após Pe Gustavo esteve a frente da Paróquia o Pe Paulo Neves. A partir de 25 de abril de 2011 Pe Francisco Guerra esteve administrando a paróquia auxiliado pelo diácono Ricardo Caricati. No dia 15 de junho, Pe Ricardo Caricati foi nomeado como administrador da Paróquia e sendo apresentado no dia 16 de julho pelo bispo diocesano Dom Odilon. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário